Artigo "Grounded in the Landscape—Climate Action, Well-Being and Public Space in a Small Town in the Lisbon Metropolitan Area"

"Mantendo a sua pegada ancestral, os aglomerados rurais ancoraram desenvolvimentos impulsionados pela suburbanização e tornaram-se pequenas cidades inseridas na paisagem metropolitana genérica no final do século XX. Nas fases seguintes, integraram a diversidade funcional necessária para manter uma certa autonomia, mas sempre enraizados numa comunidade cujos laços se densificam. No caso concreto de Queijas, no concelho de Oeiras (área metropolitana de Lisboa), para além da recente identificação do núcleo histórico e da manutenção dos espaços públicos, pode inferir-se do Plano Diretor Municipal de Oeiras (2022) a necessidade de uma abordagem integrada de desenho e planeamento urbano, que se articule com a requalificação do lugar e da comunidade. Foi assim que a ação climática, o bem-estar e o espaço público assumiram prioridade como factores preponderantes no presente estudo." - Artigo

Dados e Recursos

Informação Adicional

Campo Valor
Autor Sofia Morgado (CIAUD, Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa) e Jeanna de Campos Cunha (Universidade de Lisboa)
Gestor GIT
Última Atualização agosto 30, 2023, 11:36 (UTC)
Data de criação agosto 30, 2023, 11:30 (UTC)