O Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) é o índice que localiza a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável nos Municípios Portugueses. Este índice permite a cada município obter o diagnóstico do seu território através da análise comparativa em relação a outros municípios, identificando metas e indicadores associados a cada um dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU, monitorizando a sua evolução, à data.
O ISM é o único índice em Portugal que, alinhado com o que o Instituto Nacional de Estatística (INE) faz para a realidade nacional, localiza e mede o cumprimento dos ODS e metas da Agenda 2030 para a realidade municipal.
Lançado em 2018, o ISM é uma iniciativa do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) em parceria com os Municípios da Rede CESOP-Local, que fazem do desenvolvimento sustentável, a sua prioridade e que têm vindo a abraçar, desde meados de 2017, o projeto de investigação "Territórios Sustentáveis".
O relatório sobre o Índice da Sustentabilidade Municipal foi oferecido pelo CESOP, ao Município de Oeiras, em julho de 2019.